Yãmĩyhex: as mulheres-espírito (Sueli e Isael Maxakali, 2019, 76′)
Após passarem alguns meses na Aldeia Verde, as yãmĩyhex (mulheres-espírito) se preparam para partir. Os cineastas Sueli e Isael Maxakali registram os preparativos e a grande festa para sua despedida. Durante os dias de festa, uma multidão de espíritos atravessa a aldeia. As yãmĩyhex vão embora, mas sempre voltam com saudades dos seus pais e das suas mães.

Nũhũ yãgmũ yõg hãm: essa terra é nossa! (Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu, Roberto Romero, work in progress)
Isael e Sueli Maxakali viajam pelo Vale do Mucuri percorrendo os lugares de antigas aldeias tikmũ’ũn, fora dos limites atualmente demarcados. Todo lugar onde os seus ancestrais passaram tem canto, tem história. Os cantos são o mapa desta vasta terra-cantada habitada pelos Tikmũ’ũn e seus espíritos yãmĩyxop.

Yõg ãtak: meu pai, kaiowá (Sueli Maxakali, Roberto Romero, work in progress)
O filme acompanha a viagem de Sueli e Maisa Maxakali ao Mato Grosso do Sul para conhecer o pai Luis Kaiowá, de quem foram separadas ainda crianças, durante a ditadura militar, quando os chefes da Funai decidiram expulsar o pequeno grupo guarani kaiowá (MS) que viveu mais de 20 anos entre os Maxakali (MG). Através da busca pessoal das duas irmãs, o filme revela uma história de caminhadas e trocas entre os dois povos indígenas, que há séculos resistem à violência de estado e à devastação de seus territórios.

Categories: Sinopses 2019