Realizada em Parceria com o Cine 104
10 a 12 de abril – Cinema, Estética e Política
A mostra integra a programação do 2o Colóquio Cinema Estética e Política que acontece na UFMG, entre os dias 10 e 12 de abril. A mostra é uma realização do Cine 104, com curadoria do programador da sala, Daniel Queiroz, em parceria com o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência, do programa de Pós Graduação em Comunicação Social da UFMG.
Serão exibidos 9 produções brasileiras recentes, a maioria inédita em Belo Horizonte.
As sessões de 19h30 serão comentadas por participantes do colóquio e membros do grupo de pesquisa, conforme indicado na programação.
Cine 104
Praça Ruy Barbosa, 104 | Centro | (31) 3222-6457
Ingressos: $10,00 (inteira) $5,00 (meia)
Vá de ônibus, táxi ou metrô | Estacionamento conveniado: Park Box Av. Santos Dumont, 218 | R$5,00 (preço único) | Trecho com trânsito local em função da implantação do BRT, fique atento à sinalização.
www.centoequatro.org | www.facebook.com/centoequatro
Programação:
quarta, dia 10 de Abril
17h30 – No lugar errado (com o diretor, Luiz Pretti)
19h30 – As Hiper Mulheres
21h30 – Eles voltam
quinta, dia 11 de Abril
17h30 – Romance de formação
19h30 – Os dias com ele (sessão comentada com a diretora Maria Clara Escobar, e Carla Maia do Grupo Poéticas da Experiência)
21h30 – Doce Amianto
sexta, dia 12 de Abril
17h30 – Testemunha 4
19h30 – Doméstica (sessão comentada com Mariana Souto, do Grupo Poéticas da Experiência)
21h30 – Esse amor que nos consome
Sobre os filmes:
No Lugar Errado
Direção – Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diogenes, Ricardo Pretti
Brasil, CE/DF/RJ, 2011, 70 min
Classificação indicativa – 16 anos
Sinopse – Durante uma noite o reencontro de quatro amigos será marcado por um jogo de mentiras e verdades com consequências inesperadas. Filme realizado a partir da peça “Eutro”, dirigida por Rodrigo Fischer.
As Hiper Mulheres
Direção – Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro
Brasil, PE, 2011, 80 min
Classificação indicativa – 16 anos
Sinopse – Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios, enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.
Eles Voltam
Direção – Marcelo Lordello
Brasil, PE, 2012, 105 min
Classificação indicativa – 14 anos
Sinopse – Cris, 12 anos, e seu irmão mais velho são deixados na beira da estrada por seus pais. Em pouco tempo percebem que o castigo vem a se tornar um desafio ainda maior. Eles Voltam acompanha Cris em sua jornada de retorno ao lar. Um caminho feito de encontros, em que realidades distintas serão seus guias. Uma fábula de tons realistas sobre as vivências que farão Cris se revisitar.
Romance de Formação
Direção – Júlia de Simone
Brasil, RJ, 2011, 77 min
Classificação indicativa – livre
Sinopse – Romance de Formação acompanha jovens que carregam consigo a responsabilidade de crescer dentro de grandes instituições acadêmicas. Quatro estudantes vivem, no dia-a-dia, seus sonhos e anseios de uma vida e profissão de grandes realizações. Nesse percurso, eles alcançam muitas conquistas e deixam para trás várias ilusões.
Os Dias com Ele
Direção – Maria Clara Escobar
Brasil, SP, 2013, 105 min
Classificação indicativa – 14 anos
Sinopse – Uma jovem cineasta mergulha no passado quase desconhecido de seu pai. As descobertas e frustrações de acessar a memória de um homem e de uma parte da história que são raramente expostos. Ele, um intelectual brasileiro, preso e torturado durante a ditadura militar não fala sobre isso desde aquele tempo. Ela, uma filha em busca de sua identidade.
Doce Amianto
Direção – Guto Parente e Uirá dos Reis
Brasil, CE, 2013, 70 min
Classificação indicativa – 16 anos
Sinopse – Amianto vive isolada num mundo de fantasia habitado por seus delírios de incontida esperança, onde sua ingenuidade e sua melancolia convivem de mãos dadas. Após sentir-se abandonada por seu amor (O Rapaz), Amianto encontra abrigo na presença de sua amiga morta, Blanche, que a protegerá contra suas dores – ao menos até onde possa. Seu universo interior choca-se com a realidade de um mundo que não a aceita, um mundo ao qual ela não pertence e invariavelmente ela torna a debruçar-se em seus delírios jocosos, misturando realidade e fantasia. Com a ajuda de sua Fada Madrinha, Amianto recolhe forças para continuar existindo na esperança de ser feliz algum dia.
Testemunha 4
Direção – Marcelo Grabowsky
Brasil, RJ, 2011, 67 min
Classificação indicativa – 14 anos
Sinopse – Uma personagem, uma atriz e o passar das horas em um interrogatório do Holocausto. O filme transita pelos ecos do real: a representação, o testemunho, a memória, a ficção e investiga os limites entre atriz e personagem.
Doméstica
Direção – Gabriel Mascaro
Brasil, PE, 2012, 75 min
Classificação indicativa – 14 anos
Sinopse – Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e trabalho.
Esse amor que nos consome
Direção – Allan Ribeiro
Brasil, 2012, 80 min
Classificação indicativa – 14 anos
Sinopse – Gatto e Barbot são companheiros de vida há mais de 40 anos e acabam de se instalar em um casarão abandonado no Centro do Rio de Janeiro. Ali, eles passam a viver e ensaiar com sua companhia de dança. A luta do dia a dia se mistura à criação artística e à crença em seus orixás. Através da dança eles se espalham pela cidade, marcando seus territórios.
Sessões Comentadas
no Café 104, logo após a exibição
Dia 10, 17h30
No Lugar Errado – com o diretor Luiz Pretti.
Dia 10, 19h30
As Hiper Mulheres – Sessão de Abertura
com o Grupo Poéticas da Experiência e Daniel Queiroz, programador do Cine 104.
Dia 11, 19h30
Os Dias com Ele – com a diretora do filme, Maria Clara Escobar, e com Carla Maia, do Grupo Poéticas da Experiência.
Carla Maia – Vive e trabalha em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da FAFICH/UFMG. Ensaísta e pesquisadora de cinema, atua também como curadora, professora e produtora. Já organizou diversas mostras de filmes e debates, entre elas, retrospectivas de Chantal Akerman, Pedro Costa e Naomi Kawase. É diretora do documentário Roda, co-dirigido por Raquel Junqueira. Integra o coletivo Filmes de Quintal, que realiza o forumdoc.bh: Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.
Dia 12, 19h30
Domésticas – com Mariana Souto, do Grupo Poéticas da Experiência.
Mariana Souto – Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG e mestre pela mesma universidade. Pesquisa cinema brasileiro contemporâneo. Atualmente é professora de Narrativas Audiovisuais e Vídeo Documentário no DCS/UFMG. Diretora de arte e assistente de direção de diversos curtas-metragens. Programadora, em parceria com Victor Guimarães, do Cineclube Comum. Integra o Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência.