A comunidade pela imagem
Resumo : A partir de dois filmes iranianos, Close-up (1990 ), de Abbas Kiarostami, Salve o Cinema (1995) de Mohsen Makhmalbaf, examinarei a nova maneira pela qual os cineastas deram visibilidade ao povo, reconhecendo-o através da imagem e, mais fundamentalmente ainda, quiseram compartilhar com ele a mesma imagem (não sem ambiguidades e « fraturas » visíveis em Close-up, long shot (Irã, 1996) , de Moslem Mansouri e Mahmoud Chokrollahi). O que me interessará particularmente nesse corpus é a plena visibilidade concedida ao próprio dispositivo técnico, cujo potencial emancipatório interrogarei. A comunidade pela imagem, ou a comunidade de uma mesma imagem, é uma comunidade que aparece na eventualidade da própria filmagem e da aparelhagem cinematográfica.
Francês: À partir de deux films iraniens, Close-up d’Abbas Kiarostami (1990), Salaam Cinéma de Mohsen Makhmalbaf (1995), j’examinerai la manière nouvelle par laquelle des cinéastes ont donné une visibilité au peuple, lui ont rendu justice par l’image et, plus fondamentalement encore, ont voulu partager avec lui la même image (non sans ambiguïtés et « fractures » visibles avec Close-up, long shot, de Moslem Mansouri et Mahmoud Chokrollahi (Iran, 1996). Ce qui m’intéressera tout particulièrement dans ce corpus, c’est la pleine visibilité accordée à l’appareil technique lui-même, dont j’interrogerai le potentiel émancipatoire. La communauté par l’image ou la communauté d’une même image est une communauté qui « apparaît » dans l’événementialité du filmage lui-même et de l’appareillage cinématographique.