Realizada em Parceria com o Cine 104

10 a 12 de abril – Cinema, Estética e Política

A mostra integra a programação do 2o Colóquio Cinema Estética e Política que acontece na UFMG, entre os dias 10 e 12 de abril. A mostra é uma realização do Cine 104, com curadoria do programador da sala, Daniel Queiroz, em parceria com o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência, do programa de Pós Graduação em Comunicação Social da UFMG.

Serão exibidos 9 produções brasileiras recentes, a maioria inédita em Belo Horizonte.

As sessões de 19h30 serão comentadas por participantes do colóquio e membros do grupo de pesquisa, conforme indicado na programação.




Cine 104

Praça Ruy Barbosa, 104 | Centro | (31) 3222-6457
Ingressos: $10,00 (inteira) $5,00 (meia)
Vá de ônibus, táxi ou metrô | Estacionamento conveniado: Park Box Av. Santos Dumont, 218 | R$5,00 (preço único) | Trecho com trânsito local em função da implantação do BRT, fique atento à sinalização.

www.centoequatro.org | www.facebook.com/centoequatro




Programação:




quarta, dia 10 de Abril

17h30 – No lugar errado (com o diretor, Luiz Pretti)
19h30 – As Hiper Mulheres
21h30 – Eles voltam



quinta, dia 11 de Abril

17h30 – Romance de formação
19h30 – Os dias com ele (sessão comentada com a diretora Maria Clara Escobar, e Carla Maia do Grupo Poéticas da Experiência)
21h30 – Doce Amianto



sexta, dia 12 de Abril

17h30 – Testemunha 4
19h30 – Doméstica (sessão comentada com Mariana Souto, do Grupo Poéticas da Experiência)
21h30 – Esse amor que nos consome



Sobre os filmes:




No Lugar Errado

Direção – Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diogenes, Ricardo Pretti
Brasil, CE/DF/RJ, 2011, 70 min

Classificação indicativa – 16 anos

Sinopse – Durante uma noite o reencontro de quatro amigos será marcado por um jogo de mentiras e verdades com consequências inesperadas. Filme realizado a partir da peça “Eutro”, dirigida por Rodrigo Fischer.


no_lugar_errado



As Hiper Mulheres

Direção – Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro
Brasil, PE, 2011, 80 min

Classificação indicativa – 16 anos

Sinopse – Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios, enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.





Eles Voltam

Direção – Marcelo Lordello
Brasil, PE, 2012, 105 min

Classificação indicativa – 14 anos

Sinopse – Cris, 12 anos, e seu irmão mais velho são deixados na beira da estrada por seus pais. Em pouco tempo percebem que o castigo vem a se tornar um desafio ainda maior. Eles Voltam acompanha Cris em sua jornada de retorno ao lar. Um caminho feito de encontros, em que realidades distintas serão seus guias. Uma fábula de tons realistas sobre as vivências que farão Cris se revisitar.





Romance de Formação

Direção – Júlia de Simone
Brasil, RJ, 2011, 77 min

Classificação indicativa – livre

Sinopse – Romance de Formação acompanha jovens que carregam consigo a responsabilidade de crescer dentro de grandes instituições acadêmicas. Quatro estudantes vivem, no dia-a-dia, seus sonhos e anseios de uma vida e profissão de grandes realizações. Nesse percurso, eles alcançam muitas conquistas e deixam para trás várias ilusões.





Os Dias com Ele

Direção – Maria Clara Escobar
Brasil, SP, 2013, 105 min
Classificação indicativa – 14 anos

Sinopse – Uma jovem cineasta mergulha no passado quase desconhecido de seu pai. As descobertas e frustrações de acessar a memória de um homem e de uma parte da história que são raramente expostos. Ele, um intelectual brasileiro, preso e torturado durante a ditadura militar não fala sobre isso desde aquele tempo. Ela, uma filha em busca de sua identidade.


os_dias_com_ele




Doce Amianto

Direção – Guto Parente e Uirá dos Reis
Brasil, CE, 2013, 70 min

Classificação indicativa – 16 anos

Sinopse – Amianto vive isolada num mundo de fantasia habitado por seus delírios de incontida esperança, onde sua ingenuidade e sua melancolia convivem de mãos dadas. Após sentir-se abandonada por seu amor (O Rapaz), Amianto encontra abrigo na presença de sua amiga morta, Blanche, que a protegerá contra suas dores – ao menos até onde possa. Seu universo interior choca-se com a realidade de um mundo que não a aceita, um mundo ao qual ela não pertence e invariavelmente ela torna a debruçar-se em seus delírios jocosos, misturando realidade e fantasia. Com a ajuda de sua Fada Madrinha, Amianto recolhe forças para continuar existindo na esperança de ser feliz algum dia.




Testemunha 4

Direção – Marcelo Grabowsky
Brasil, RJ, 2011, 67 min

Classificação indicativa – 14 anos

Sinopse – Uma personagem, uma atriz e o passar das horas em um interrogatório do Holocausto. O filme transita pelos ecos do real: a representação, o testemunho, a memória, a ficção e investiga os limites entre atriz e personagem.




Doméstica

Direção – Gabriel Mascaro
Brasil, PE, 2012, 75 min

Classificação indicativa – 14 anos

Sinopse – Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e trabalho.




Esse amor que nos consome

Direção – Allan Ribeiro
Brasil, 2012, 80 min
Classificação indicativa – 14 anos

Sinopse – Gatto e Barbot são companheiros de vida há mais de 40 anos e acabam de se instalar em um casarão abandonado no Centro do Rio de Janeiro. Ali, eles passam a viver e ensaiar com sua companhia de dança. A luta do dia a dia se mistura à criação artística e à crença em seus orixás. Através da dança eles se espalham pela cidade, marcando seus territórios.









Sessões Comentadas

no Café 104, logo após a exibição



Dia 10, 17h30

No Lugar Errado – com o diretor Luiz Pretti.



Dia 10, 19h30

As Hiper Mulheres – Sessão de Abertura
com o Grupo Poéticas da Experiência e Daniel Queiroz, programador do Cine 104.



Dia 11, 19h30

Os Dias com Ele – com a diretora do filme, Maria Clara Escobar, e com Carla Maia, do Grupo Poéticas da Experiência.

Carla Maia – Vive e trabalha em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da FAFICH/UFMG. Ensaísta e pesquisadora de cinema, atua também como curadora, professora e produtora. Já organizou diversas mostras de filmes e debates, entre elas, retrospectivas de Chantal Akerman, Pedro Costa e Naomi Kawase. É diretora do documentário Roda, co-dirigido por Raquel Junqueira. Integra o coletivo Filmes de Quintal, que realiza o forumdoc.bh: Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.




Dia 12, 19h30

Domésticas – com Mariana Souto, do Grupo Poéticas da Experiência.

Mariana Souto – Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG e mestre pela mesma universidade. Pesquisa cinema brasileiro contemporâneo. Atualmente é professora de Narrativas Audiovisuais e Vídeo Documentário no DCS/UFMG. Diretora de arte e assistente de direção de diversos curtas-metragens. Programadora, em parceria com Victor Guimarães, do Cineclube Comum. Integra o Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *