IV Colóquio Internacional "Cinema, Estética e Política"

Apresentação

Quais são os vínculos – frágeis ou enfáticos – que nos permitem ligar os filmes às transformações históricas que os atravessam? Como traçar estes vínculos, sem recair em relações de determinação entre mundo histórico e mundo fílmico? Como alargar nossa perspectiva e nossa imaginação diante das novas formas de vida abrigadas pelos filmes, estes que passam a ser realizados por outros sujeitos e coletivos? Quais as aberturas e fracassos do cinema diante de seu papel na constituição do comum e da comunidade? Por fim, como a tarefa de pensar o cinema no mundo nos exigiria, em contrapartida, olhar atentamente para os filmes, abordá-los em seus próprios termos?

Em sua segunda edição, o Colóquio Cinema, Estética e Política reúne um grupo de pesquisadores do cinema para, de maneira renovada, enfrentar estas questões. A partir de um trabalho muito próximo às imagens e aos filmes, busca-se repensar as categorias da teoria cinematográfica, em interseção com perspectivas vindas da Antropologia e da Filosofia.

Este ano, além dos nossos pares no Brasil, contamos com convidados internacionais, interessados não apenas em compartilhar suas pesquisas, mas também em conhecer um pouco do pensamento sobre cinema que vem-se produzindo no País.

O colóquio acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2013, nos Auditórios da FACE/UFMG.

Pesquisa

Sobre o Colóquio

O Colóquio Internacional "Cinema, Estética e Política" é promovido pelo Grupo de Pesquisa "Poéticas da Experiência", vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG, com auxílio da CAPES e da FAPEMIG. O colóquio acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de Junho de 2015, no Cine 104

Realização

Grupo Poéticas da Experiência
CAPES
FAPEMIG